sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Jarê. Do mistério ao Encantamento





"Atabaques soam em ritmos dissonantes, começam forte e mantêm o volume no barracão coberto de palha, as ripas de sustentação envolvidas com flores. No alto da serra, os terreiros dos curadores de jarê, iniciam seus rituais quando surge a primeira estrela no céu. A polirritmia dos atabaques é atravessada pelo chocalho de ganzás e pandeiros e pela estridência de triângulos de metal, arrepio eletrizante. Os negros da Chapada Diamantina vieram basicamente do Daomé e da Nigéria com seus orixás, uma minoria veio do norte da Angola, os congos, e aqui cruzaram os deuses daa Africa com os cablocos da América. E também, em menor escala, com os santos brancos dos garimpeiros de Minas Gerais. A marca substancial do Jarê é a absorção dos mitos do diamante e dos metais, a sacralizzação da montanha, a vida orgânica da pedra, a pedra que tem visão e voz e se manifesta através de sons e imagens luminosas."
Orlando Senna - Os Lençóis e os sonhos

Percorrendo os Lençóis e os sonhos chegamos ao Jarê, tema de pesquisa para produção do documentário " Do Mistério ao Encantamento ", vencedor do edital micro-projetos Bahia, Chapada Diamantina.
A produção deste filme conta com a participação de 5 profissionais de cinema que integram a Montanhas Filmes. A fase de captação começou no mês de Dezembro/2009 e ainda continuará por mais 1 mês com pequenos intervalos de tempo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário